Quando contratamos um plano de saúde, ou iniciamos a cotação para contratar esse produto, um tema que costuma vir à tona e gerar muitas dúvidas é o período de carência.
Isso porque há quem afirme que a carência é o período onde o plano de saúde não pode ser utilizado, não importa o que aconteça. Ou seja, se você ficar doente ou tiver uma emergência, terá de buscar atendimento na rede pública de saúde, pois seu plano negará a cobertura do procedimento.
Esse fato é real? A carência do plano de saúde nega mesmo qualquer tipo de atendimento? Ela é esse monstro tão feio que parece? Estou preso sempre na carência?
Como sabemos, esse é um assunto que desperta muitas dúvidas. Por isso, preparamos um texto com as respostas para as principais perguntas sobre o tema. Confira.
Porque existe carência no plano de saúde?
Considerada uma espécie de castigo ou mesmo punição para quem precisa do plano de saúde, a carência é, infelizmente, um mal necessário para o funcionamento da assistência contratada.
Isso porque a empresa que irá fornecer o serviço ao contratante precisa se organizar, E, como cada serviço tem um valor diferente dentro da tabela paga, é necessário calcular se cada uma destas despesas está dentro da franquia contratada pelo cliente, como também se os procedimentos realizados são cobertos pelo plano.
Então, para que todas essas verificações sejam feitas, a carência é acionada. Isso tudo para que o atendimento possa ser prestado com qualidade e respondendo a todas as necessidades do paciente/cliente.
Quais os períodos de carência?
A carência de plano de saúde costuma variar de acordo com o procedimento realizado. Isso significa que, para cada atendimento necessário o tempo varia.
Por exemplo, quando acontecem casos de urgência ou emergência, o segurado pode ser atendimento em 24 horas. Mas, caso seja necessária uma internação, cirurgias ou outros procedimentos complexos, essa carência deve ser de 180 dias.
Caso a paciente engravide, é preciso ficar muito atento à carência no momento da contratação do plano. Isso porque esse período é de 300 dias, caso não haja complicações. Apenas quando se tratar de bebês prematuros ou gravidez de risco, a carência não é aplicada.
Agora, se o caso for a realização de exames ou procedimentos simples, é preciso esperar pouco tempo, cerca de 45 dias. No entanto, é importante que o segurado fique atento, pois a carência pode variar de acordo com o tipo de plano contratado.
Exceções
Em algumas modalidades, é possível conseguir atendimento médico dentro do plano de saúde, mesmo durante a vigência da carência. Essa exceção se aplica aos casos de cobertura parcial temporária.
Ela, no entanto, é válida apenas para pacientes que possuam doenças ou lesões preexistente. Aquelas enfermidades que já existiam antes mesmo da assinatura do contrato com o plano.
Como fazer plano sem carência?
Para conseguir um plano de saúde sem carência é necessário contratar algumas modalidades que oferecem essa possibilidade. São eles os planos empresariais (feitos pelas empresas para seus funcionários) e os planos de saúde coletivos (contratados por grupos ou categorias de classe).
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